Blog da Single Trips

14 atrações imperdíveis para conhecer na Turquia

12/12/2019
Autor:
14 atrações imperdíveis para conhecer na Turquia

Existem várias atrações para conhecer na Turquia. Rodeada pelo aroma do chá, o país possui diversas belezas com as quais você pode se admirar.

Por ser uma cultura diferente da brasileira, é um país no qual pode mergulhar e ter uma experiência completamente inovadora, principalmente se costuma viajar mais no Brasil ou para países mais ocidentais.

Sendo assim, a equipe da Single Trips reuniu neste artigo 14 atrações para você conhecer na Turquia. Se já está planejando suas férias ou busca indicações de destino, leia até o final porque ainda falaremos algumas curiosidades sobre o país.

1. Basílica de Hagia (Santa) Sofia

A Basílica de Santa Sofia passou por três fases em sua história. A primeira foi anexando a primeira grande construção de onde se encontra. A segunda foi uma reformulação encomendada por Teodósio II em 415, mas que foi destruída em grande parte por causa de um incêndio. 

A reformulação que desta vez se fez necessária gerou a construção que conhecemos hoje. O imperador Justiniano I ordenou a reestruturação da basílica logo após o incêndio, só que providenciando uma basílica muito maior e mais majestosa em relação às anteriores.

Desde sua primeira versão, em 360, até 1453, a Basílica de Santa Sofia, também chamada de Hagia Sofia, foi utilizada pela Igreja Ortodoxa Bizantina. Entre 1204 e 1261, contudo, ela foi ocupada pelos religiosos latinos e transformada em um templo do Patriarcado Latino de Constantinopla, do catolicismo romano. 

Após 1453, a Basílica de Santa Sofia foi conquistada pela expansão islâmica e tornou-se uma mesquita muçulmana. O domínio islâmico no Oriente manteve a basílica como mesquita até 1931, quando foi secularizada e transformada em um museu.

2. Mesquita Azul

A Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Amade é uma mesquita otomana de Istambul, Turquia. Foi construída entre 1609 e 1616 e está situada no bairro de Eminönü, no distrito de Fatih em frente da Basílica de Santa Sofia da qual se encontra separada por um formoso espaço ajardinado (azulejos azuis de Iznik e única com 6 minaretes).

3. Hipódromo Romano

O centro de eventos esportivos (corridas de carro, etc.) e atividades políticas da cidade velha. O Obelisco de Teodósio, Serpentine Column, Fonte Alemã de Wilhelm II, são os monumentos que decoram o Hipódromo.

4. Grande Bazar Coberto

Este é o mais atraente centro comercial e o maior “souk” do mundo, com aproximadamente 4 mil lojas que vendem antiguidades, joias, ouro, tapetes, artigos de couro e lembranças.

5.  Palácio de Topkapi

O Palácio de Topkapı localiza-se na cidade de Istambul, na Turquia. Topkapı significa “porta do canhão”. Foi construído por Maomé II, o Conquistador, logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões durante quatro séculos. No local tem exibição de porcelana chinesa, armas e seção de caligrafia.

6. Museu das Civilizações da Anatólia

O Museu das Civilizações da Anatólia localiza-se em Ancara, Turquia e é um dos museus mais importantes deste país. Ocupa dois edifícios otomanos recuperados e situa-se no bairro Atpazari (mercado dos cavalos), abaixo da cidadela.

7. Mausoléu de Ataturk

Construído em Ankara, capital turca, o Mausoléu em homenagem à Ataturk (Mustafa Kemal) foi inaugurado 7 anos após o seu falecimento. No local além do sarcófago de Ataturk, há uma rica e detalhada exposição sobre a vida do presidente.

Ele é o grande pai dos cidadãos turcos, ele foi o responsável por liderar a Turquia e por promover a reforma de vários setores no país. Destacam-se entre outras ações, a separação entre religião e estado, o fim do sultanato, a introdução do alfabeto latino no idioma local e as reformas dos códigos penal e civil.

8. Passeio de balão

Um dos passeios imperdíveis é o balão. Planeje uma viagem até Capadócia e se divirta. Os passeios de balão geralmente são no início da manhã (porque o clima é mais estável), e a distância média  percorrida, de acordo com a velocidade e a direção do vento, é de dois a quinze quilômetros.

A altura que voa varia: do nível de topo de árvore – onde se desfruta de contorno voando em nível baixo entre as ‘Fairy Chimneys’ nos vales (para os quais o clima na Capadócia é adequado), até muitos metros acima: o ponto de vista perfeito para observar a beleza da Capadócia.

9. Kaymaklı

É uma das 36 cidades subterrâneas construídas pelos cristãos para escaparem da perseguição, esta é a mais ampla e mais famosa e nenhum passeio pela Capadócia está completo sem uma visita no local. Está dividido em 8 níveis diferentes, 4 dos quais pode explorar, incluindo a sua fascinante rede de vinícolas, cozinhas e áreas de estar.

10. Vale de Ihlara

No vale de Ihlara os primeiros cristãos construíram suas casas de pedra e seus templos esculpindo os tufos, através do vale que corre o rio Melendiz. As águas do rio são chamadas Ihlara como Peristrema, que significa “o povo das águas que circulam”. Procurar a fonte da água em Ihlara é, na verdade, tentar revelar o sentido da vida.

11. Sultanhan

Sultan Han é uma grande caravana de Seljuk do século XIII, localizada na cidade de Sultanhanı, província de Aksaray, Turquia. É um dos três caravanas monumentais do bairro de Aksaray e está localizado a cerca de 40 km a oeste de Aksaray, na estrada para Konya.

12. Pamukkale

Pamukkale é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situado próximo a Denizli, na Turquia. Seu significado condiz com o nome: “castelo de algodão”.

13. Efesus

Mesmo sendo que a história de Éfeso volta para o segundo milênio aC. , as ruínas visitadas começam do 3o século aC., lugar muito importante para a herança judaica e cristã. São Paulo pregou no Grande Teatro, as condições da biblioteca Odeon Celso, o ginásio e o Templo de Adriano, o Templo de Artemis (Diana), ao lado de uma das sete maravilhas do mundo antigo.

14. Tróia

É impossível falar da Turquia e não se lembrar do cavalo de Tróia feito de madeira. Faça uma visita a cidade lendária da Ilíada de Homero, mais conhecida por ser o cenário da Guerra de Tróia. 

Curiosidades sobre a Turquia

Além desses pontos turísticos, separamos também 10 curiosidades sobre a Turquia.

1.  Existem mais de 100 castelos na Turquia

Em praticamente qualquer cidade que você visite na Turquia é possível encontrar um ou mais castelos. Eles têm diversos tamanhos, belezas e histórias. Transformados em sua maioria em atração turística, essas fortalezas foram criadas pelos exércitos para se defenderem de invasores e foram construídos principalmente durante o Império Bizantino e Otomano.

2. Com até três horas de voo, você pode ir para…

Mais de 70 países! É possível viajar da Turquia com menos de três horas de voo para praticamente todos os 50 países europeus e alguns outros países da África e Ásia. Além disso, a companhia aérea Turkish Airlines, eleita por seis anos consecutivos a melhor companhia aérea da Europa, voa para mais de 200 destinos internacionais.

3. São os maiores consumidores de chá do mundo

A terra da rainha, famoso pelo chá das cinco, perde seu posto quando o assunto é o consumo de chá. Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo. A Turquia fica em primeiro lugar, quando se considera o consumo per capita. São servidos em pequenos copos tulipas transparentes. O chá preto é o mais apreciados pela população local, que bebe em média 5 copos por dia!

4. Têm um dos mais antigos e maiores mercado cobertos do mundo

O grande bazar ou mercado coberto fica em Istambul e data de 1455, quando a Constantinopla foi conquistada. Mais de três mil lojas estão distribuídas em dezenas de corredores.

5. No idioma turco há uma palavra com 75 letras

O idioma turco passou por uma reforma nos anos de 1920 onde o alfabeto árabe foi substituído pelo latino. A maior palavra turca possui nada menos que 75 letras e é a: uvaffakiyetsizleştiricileştiriveremeyebileceklerimizdenmişsinizcesine. A tradução não nos faz muito sentido e fica algo como: “Como se você fosse daqueles que não podemos facilmente transformá-lo em um criador de mal sucedidos”.

6. A flor tulipa foi levada da Turquia para Europa

Apesar das tulipas serem super famosas na Holanda, atraindo milhares de turistas todos os anos para o festival de tulipas, elas começaram a ser cultivadas durante o império Otomano na Turquia. Hoje existem mais de 100 espécies com dezenas de cores.

7. Dois continentes

A Turquia é considerado um país transcontinental, ocupando uma pequena parte na Europa e a maior parte na Ásia. A capital Ancara fica no continente asiático, já a sua maior cidade, Istambul, ocupa os dois continentes, sendo a única cidade do mundo nesta condição.

8. Animais

Os animais mais encontrados no país, principalmente em regiões silvestres, são raposas, javalis, gatos monteses, veados e cabras, entre outros. O animal que representa o país é o lobo, já a cidade de Istambul é conhecida como a terra dos gatos, é de lá que vem os gatos persa.

9. A procura de um casamento

Mulheres solteiras no país costumam deixar uma garrafa vazia em cima do muro para indicar que estão a procura de um noivo. Os homens que se interessarem devem quebrar a garrafa.

10. Orkut

O Orkut é uma criação turca. Foi criada pelo engenheiro Orkut Buyukkokten e lançada em 2004. 

Viajando para a Turquia

Caso tenha se interessado em ir para a Turquia, preparamos um roteiro bem especial que inclui todas as atrações acima listadas.

A viagem com o grupo pequeno e exclusivo será de 02 a 13 de junho de 2020. Como já somos uma empresa experiente em viagens, te daremos todo o suporte antes, durante e após

Se permita viver a experiência de ir para a Turquia com a Single! Para conhecer este roteiro, clique aqui.

Caso tenha dúvidas, nos chame no WhatsApp (11) 95020 – 0770.

Vem viajar com a Single!

Single Trips Agência de Turismo Ltda. | CNPJ: 20.079.405/0001-74

© 2024 Single Trips - Todos os direitos reservados.