Blog da Single Trips

5 Motivos para Conhecer Inhotim

05/08/2015
Autor:
5 Motivos para Conhecer Inhotim

Convidamos você a embarcar com a Single Trips nessa viagem por um dos lugares mais inspiradores do planeta!

Não faltam adjetivos para referenciar Inhotim, contudo um que nos parece ser o mais apropriado para resumir o que se encontra ali sob todos os aspectos é: grandiosidade. São mais de 700 hectares de mata nativa preservada, com 96 hectares disponíveis para visitação. Natureza e arte, sob a forma de instalações, esculturas e pinturas, tomam cada canto e aguçam todos os sentidos.

Um dia é pouco para conhecer tudo o que tem por lá e o percurso a pé exige bastante – recomenda-se comprar o passe que permite usar os carrinhos para percorrer as ladeiras mais íngremes.  São basicamente três rotas (amarela, laranja e rosa) e, ao todo, o acervo conta com mais de 500 obras de cerca de 100 artistas de pelo menos 30 nacionalidades diferentes.

Não cabe aqui entrar no mérito das obras, mas sim indicar algumas razões que por si só justificam a visita, sobretudo na ótica de um leigo:

1) Para onde quer que se mire, uma vista mais impressionante

Para quem reside em espaços urbanos como São Paulo, onde em geral o mais distante que se consegue avistar é a fachada do prédio da frente, o parque propicia uma genuína sensação de libertação. É ‘verde’ que não acaba mais e tudo é tão bem cuidado, sobretudo no entorno dos lagos ornamentais próximos à entrada, que parecem aquelas paisagens de fundo de tela que a gente baixa no computador.

inhotim-20

2) Sem pose e sem frescura

Muitas vezes nos sentimos verdadeiros estranhos no ninho ao visitar um museu ou uma galeria de arte, seja pela formalidade do ambiente, seja pela faceta arrogante de alguns frequentadores. Em Inhotim, isso definitivamente não acontece. A disposição das galerias e sua ambientação, em geral, é bastante informal, sem contar a proposta interativa de grande parte das obras – ‘sim, pode tocar, mexer, pular, deitar em cima…’ Exemplo clássico é a piscina que recria uma caderneta de endereços do artista Jorge Macchi, onde você pode de fato entrar e tomar um mergulho para se refrescar.

inhotim-2

3) Uma diversão democrática

Criança é o que não falta no parque, até porque tem muitos atrativos para elas. Um dos que mais chamam a atenção é a instalação de Marilá Dardot num enorme jardim, em que se podem plantar vários tipos de sementes em vasos de cerâmica em forma de letras. Pense na folia!

inhotim-5

4) Tudo muito colorido

Um dos maiores xodós de Inhotim são os três fuscas coloridos estacionados. Outra obra que chama atenção de longe é o Magic Square de Oiticica – o quadro que virou uma enorme instalação labiríntica à beira do lago. Para terminar a lista, não poderia faltar o ambiente criado pelo artista Cildo Meireles, onde toda a decoração e os móveis são ‘vermelho-sangue’.

inhotim-6

inhotim-7

inhotim-651

5) Aromas e sabores

O Jardim de Todos os Sentidos é um espaço em forma de mandalas que contém uma incrível variedade de plantas medicinais e aromáticas. É possível sentir a diversidade de aroma e sabores de ervas e temperos, além das cores, formas e texturas das espécies exploradas.

inhotim-8

A Single Trips embarca nessa aventura dia 30/10 (feriado) e retorna dia 02/11. Pacote com aéreo incluso!  4X R$423,00 com o fechamento até 10/09. APROVEITE!!!

Todas as fotos © Paulo Moura

Fonte: Hypeness

Single Trips Agência de Turismo Ltda. | CNPJ: 20.079.405/0001-74

© 2024 Single Trips - Todos os direitos reservados.