Blog da Single Trips

Capitólio: um paraíso que poucos conhecem!

08/10/2020
Autor:
Capitólio: um paraíso que poucos conhecem!

Viagens nacionais tem sido o meu foco desde que começou a retomada do turismo e confesso que cada dia que passa fico mais empolgada em conhecer cada canto do Brasil. Gosto de dizer que sempre prefiro olhar o lado positivo da situações. Assim, com as fronteiras fechadas, estou me dando a oportunidade de conhecer melhor o meu país.

O Brasil é muito diversificado e todas essas viagens que venho fazendo tem me demonstrado o quanto é preciso valorizá-lo. Felizmente eu já viajei o mundo, já conheci várias cidades e culturas, mas confesso que nunca vi nada igual a Capitólio. A cor das águas é algo lindo de se ver e apreciar, assim como a formação dos cânions e cachoeiras. 

Durante a viagem percebi mais uma vez o quanto é importante eu estar à frente dos roteiros da Single. Minha missão na viagem foi garantir a segurança e mostrar os passeios porque vi que algumas atrações ainda estão fechadas. 

Acredito fielmente que é preciso fazer uma viagem em que a experiência seja completa. Não dá para  colocar no roteiro atrações que ainda estão fechadas por falta de conhecimento. Então é preciso ir no local para saber o que está aberto e o que não está.

Depois de ter passado ótimos dias no Capitólio, decidi escrever esse artigo para compartilhar com você o que eu vivi e o que você não pode perder quando for na região.

Escolha do hotel

Meu primeiro passo dessa viagem foi decidir a minha hospedagem, já que é um fator que influencia totalmente a experiência. Como sempre, chequei tudo com antecedência e, assim, escolhi algo no padrão de qualidade aqui da Single Trips.

Fiquei hospedada na pousada Rancho Coração Aberto e que tem apenas 7 apartamentos. Por esse motivo, é algo bem seleto e exclusivo, assim como os nossos grupos da Single. E para completar, a casa era a antiga residência do cantor Eduardo Costa. 

Por sinal, o nome da pousada  é em homenagem ao cantor já que é o nome de sua primeira música. Sem dizer ainda de como a energia do local era contagiante já que há 4 anos atrás, ele reunia por lá os maiores cantores da música sertaneja. 

Como a pousada fica a beira-lago, amanhecer e ter a oportunidade de tomar café apreciando a vista não tem preço. Eu ficava admirando a natureza enquanto ela ia recarregando as minhas energias para mais um dia de passeio. 

Passeios imperdíveis

Quando decidi ir para Capitólio, fixei o pensamento de que queria conhecer o máximo do local dentro do período que passei por lá, que foi de quinta a terça. 

Como eu não meço esforços para cuidar bem dos singles, eu conheci uma quantidade de atrações num único dia que normalmente são explorados em três. Isso porque eu queria conhecer bastante e ir até lugares bem exclusivos. Meu desejo era fugir do óbvio, ir além do comum e fazer um roteiro bem diferenciado.

Dessa minha lista de lugares que visitei, resolvi destacar alguns aqui que considero ser imperdíveis. 

1. Cascata Eco parque

Esse é um dos complexos de cachoeiras e trilhas mais famosos da região. Na minha opinião, é neste local que fica localizado o mirante com a vista mais bonita, pois se tem uma vista aberta dos cânions, diferentemente do outro mirante que é o mais conhecido.

As cachoeiras formam deliciosas piscinas naturais com água de coloração amarelada bem típica da região. É lindo de se ver e de se admirar.

2. Parque Canela de Ema

Um parque que oferece diversos atrativos no local como trilha molhada, os cânions do complexo, cachoeiras e piscinas naturais.

Este é um excelente lugar que indico para almoçar. Por lá é servida a famosa carne na lata, comida típica local em que a carne é preparada na própria gordura do animal. Ela é preparada dessa forma para conservar e dar uma curada com temperos. 

Esse prato típico é uma tradição e cada família tem a sua própria receita de como preparar. Antigamente, a gordura animal era uma alternativa ao sal para conservar os pratos por mais tempo antes da geladeira ser inventada.

3. Cachoeira Fecho da Serra

Localizada entre serras e formada pelo rio Turvo, a cachoeira Fecho da Serra tem aproximadamente 30 metros de altura e é considerada uma das mais belas de Capitólio. A estrada até o local por si já é maravilhosa, passando pelo Vale do Fecho da Serra, com paredões de mais de 100 metros e várias nascentes com água límpida. Do local de estacionamento, a trilha até a cachoeira é bem leve e curta, e toda sombreada por árvores.

4. Cachoeira do Poço Dourado

Ela conta com água em lindos tons de amarelo ouro, característica que rende o nome da cachoeira. O lugar é lindo e tem raios de sol que entram em meio à vegetação e dão ainda mais charme à cena. Ao final, uma pequena queda d’água oferece um bom banho gelado para recarregar as energias.

5. Passeio de lancha 

É a melhor forma para descobrir os cânions de Furnas, admirar o lago, curtir algumas cachoeiras e até tomar cerveja em um bar flutuante. Quem diz que Minas não tem mar é porque ainda não foi a Capitólio. 

O tom das águas verdes é tão singular! É uma beleza que poucas pessoas conhecem e um dos lugares mais bonitos que conheci do Brasil sem dúvidas. Fora que além da vista ser fenomenal, o passeio de lancha é algo bem exclusivo e uma experiência imperdível.

Lembro de durante o passeio fiquei bem emocionada. Era uma sensação tão grande de gratidão por ter a chance de estar ali, e ver toda aquela beleza que eu não conseguia e ainda não consigo colocar em palavras, só sentir.

Preparando o seu roteiro

Depois de passado ótimos dias por lá e ter vivido grandes experiências, decidi reunir tudo o que foi de melhor, e preparei um roteiro bem especial e exclusivo. Afirmo com total certeza que nunca foi feito antes. Quem fizer este roteiro irá conhecer Capitólio de outra forma, bem única e ir em lugares que poucos visitam. 

Nestes momentos, é preciso nos sentir cada vez mais especiais e nós merecemos nos dar um presente. Se for para sair de casa, que possamos sair para um lugar onde iremos nos sentir melhor e que tenha mais conforto para justificar essa saída. 

Já adianto que será uma viagem que nunca foi feita nesse formato e será bem exclusiva. Ela será de 05 a 09 de dezembro para um grupo seleto de apenas 12 participantes. Continue nos acompanhando que em breve iremos divulgar mais informações desse roteiro precioso.


Single Trips Agência de Turismo Ltda. | CNPJ: 20.079.405/0001-74

© 2024 Single Trips - Todos os direitos reservados.