Blog da Single Trips

Como manter o otimismo na pandemia?

01/04/2021
Autor:
Como manter o otimismo na pandemia?

Manter o otimismo em tempos difíceis é possível. Mesmo que todo o contexto possa nos desanimar e desestabilizar, existem maneiras que nos ajudam a permanecer firmes.

No artigo de hoje, vou compartilhar 10 dicas que, se praticadas com frequência, aumentam a motivação e o otimismo. Confira!

1. Limite o consumo de informação

Você poderia assistir a canais de notícias 24 horas, ouvir avisos terríveis no rádio ou visitar inúmeros sites e ser bombardeado com a angústia do momento. Em vez disso, escolha uma única fonte de notícias e decida quanto tempo consumirá as informações. Em seguida, cumpra o seu plano.

Uma forma para ocupar o tempo que gastaria consumindo informação é escutar música. Escute canções que despertam emoções positivas. Segundo uma pesquisa da  Universidade de Helsinque, na Finlândia, a música clássica, por exemplo, é responsável pela ativação dos genes associados à função cerebral, na secreção de dopamina, na neurotransmissão sináptica, na aprendizagem e na memória.

2. Olhe para o passado

Obtenha esperança de sua resiliência passada. Você provavelmente já passou por outros grandes transtornos, mas conseguiu superá-los e ficou mais forte por causa disso. Lembre-se da sua resiliência regularmente.

3. Assista a um vídeo engraçado

Graças à enorme popularidade do YouTube, existem milhares de vídeos que podem te ajudar a desviar a atenção dos eventos atuais, mesmo que apenas três minutos por vez. Comece a marcar os mais engraçados entre eles, para que você possa voltar para ver novamente sempre que tudo parecer sombrio. Se você tiver mais tempo, assista filmes de comédia que vão te fazer rir mesmo em um dia difícil.

4. Escute podcasts

Atualmente existem vários podcasts gratuitos focados em promover a sensação de bem-estar. Dedique uma parte do seu dia a escutar essas mensagens positivas e se for de manhã é melhor ainda, já que poderá melhorar a sua disposição também.

5. Experimente montar quebra-cabeças

Esse tipo de jogo promove relaxamento e exercita o raciocínio. Segundo estudos, toda vez que a pessoa encontra uma peça e a encaixa no painel, a dopamina, um neurotransmissor muito importante, conhecido mais popularmente como o “hormônio da felicidade”, é liberado, gerando uma sensação de otimismo e bem-estar. Aproveite que há inúmeros quebra-cabeças e escolha o seu.

6. Faça um inventário diário

Termine o seu dia com um reconhecimento positivo de algo que você realizou, aprendeu ou agradou. Isso te ajudará a diluir parte da negatividade que você absorveu e a lembrar de que nem tudo o que está acontecendo agora é ruim ou deprimente.

Ter gratidão ao invés de reclamar ajuda muito a focar a mente no que é positivo e a investir melhor o seu tempo em soluções ao invés dos problemas cotidianos.

7. Só use a tecnologia se for a seu favor

A pandemia requer distanciamento físico, isso não quer dizer que você precise estar longe. Use a tecnologia a seu favor, pois o apoio social é fundamental para a qualidade de vida durante esse período difícil.

Além de falar com amigos e familiares por vídeo e redes sociais, busque as comunidades que se dispuseram a auxiliar oferecendo diálogo e até atendimento psicológico. Busque na internet os tipos de atendimento e desabafe sempre que achar necessário. Isso vai fazer toda diferença na sua saúde mental.

8. Exercite o corpo todos os dias

Academias fechadas não são desculpas para alimentar o ócio. Ao contrário, os canais que oferecem exercícios de todos os tipos são muitos. Você pode fazer musculação, danças, alongamentos, yoga e por aí vai.

Ficar sentado no sofá só vai piorar a situação, além de despertar compulsões alimentares. Movimente o corpo e a sensação de leveza vai ser restabelecida.

Faça um desafio consigo mesmo. Comece aos poucos, nem que seja 10 minutos por dia. Com o tempo, essa tarefa passará a ser um hábito. A dica aqui é enxergar o exercício como uma atividade que alivia o estresse e não uma obrigação. Caso contrário, você irá desistir rapidamente. Por isso, escolha um exercício que goste e se desafie.

9. Cuide do seu sono com carinho

Não tem jeito, uma noite mal dormida reflete no restante do dia. Portanto, cuidar do seu sono é um dos fatores mais importantes para manter a mente e o corpo saudáveis. A incerteza e a preocupação com a saúde e a situação mundial prejudicam o sono e, claro, são praticamente inevitáveis. No entanto, algumas dicas podem ajudar você a dormir melhor.

Uma delas é não assistir televisão e não mexer no celular antes de deitar, menos ainda quando já estiver na cama. A mente funciona aceleradamente quando exposta às informações dessas tecnologias. A leitura é a melhor amiga do sono. Aposte em livros leves e gostosos de ler e pratique esse hábito todos os dias.

10. Mantenha a esperança e exercite a fé

Os tempos são difíceis para todo mundo, mas a esperança deve ser exercitada diariamente. A nossa mente trabalha também com a repetição. A sua palavra e pensamento têm envolvimento direto com seu estado emocional. Praticar o pensamento positivo é fundamental. Escreva frases de apoio no espelho, em papéis pela casa e repita essas frases em voz alta, por exemplo.

A lei da mente é implacável. Por isso, todo cuidado é pouco. Funcionamos como um carro que precisa de combustível. Se você abandonar na garagem, um dia não irá mais ligar. Com a mente é a mesma coisa. Faça a manutenção dos seus pensamentos e ajude consciente e inconsciente a se comunicarem com afeto, carinho e estima.

Você já praticava essas dicas? Comente outra dica que para você é essencial para manter o otimismo.

Single Trips Agência de Turismo Ltda. | CNPJ: 20.079.405/0001-74

© 2024 Single Trips - Todos os direitos reservados.