Blog da Single Trips

Egito: um roteiro para ver a história viva diante dos seus olhos

22/12/2021
Autor:
Egito: um roteiro para ver a história viva diante dos seus olhos

Viajar para o Egito é um sonho de muitas pessoas. Muito se deve ao fato de ser um dos locais onde a civilização começou e também por escutarmos suas histórias desde a época da escola. Com isso, conhecer o Egito também se torna um sonho de infância.

Conhecer os templos, o rio Nilo e tantos outros monumentos nos faz sentir a história viva bem diante de nós, pois um fato é você assistir vídeos e ver fotos, outro bem diferente é ter a experiência de observar cada detalhe de perto.

Por ser um destino tão maravilhoso, escolhemos o Egito para ser nossa primeira viagem internacional após 2 anos estando somente no Brasil, principalmente porque também é o destino preferido dos nossos singles.

Acompanhe então como foi a nossa viagem.

Primeiro e Segundo Dia

Como fundadora da Single, a Renata fez questão de acompanhar o primeiro grupo e podemos dizer que a expectativa era grande, especialmente quanto à documentação sobre a vacina e foi tudo tranquilo.

Foi simples sair do Brasil e também entrar no Egito, já que nós temos um parceiro por lá que cuida de toda burocracia quanto ao visto.

Na sequência, pegamos o transfer privativo, com ar condicionado, até nosso hotel Marriott Cairo Omar El Khayyam com padrão 5 estrelas e que parecia uma cidade, pois tinha vários restaurantes e nem tinha necessidade de sair do hotel.

Terceiro Dia

Após o café da manhã no hotel, seguimos para um tour especial com um egiptólogo pelas pirâmides de Gizé (Queóps, Quefrém e Miquerinos) que foram construídas por volta de 2500 anos antes de Cristo, com blocos de pedra de argila obtidos do planalto e das montanhas de Turah nos arredores de Cairo.

A Grande Pirâmide de Queóps sozinha é hoje a única sobrevivente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Para sua construção, foram necessários 2.300.000 blocos de pedra, cada uma pesando aproximadamente 2,5 toneladas. A sua base cobre 13 acres de terra (1 acre = 4046,84 m²). Milhões de visitantes vêm a cada ano contemplar o fascinante mistério da sua existência e explorar as tumbas milenares no seu interior.

Depois seguimos para Memphis, a antiga capital do Egito, (fundada  3.100 anos antes de Cristo) e a legendária cidade de Menes, onde o Rei uniu o Alto e o Baixo Egito.

Também fomos até a necrópole de Sakkara onde vimos a  famosa pirâmide de degraus do Rei Zoser, a mais velha das 107 pirâmides egípcias conhecidas e a primeira do mundo com  estrutura de pedra solta. 

Quarto Dia

Nosso quarto dia começou com o trajeto para Alexandria, um dos destaques do nosso roteiro.

Por lá, nós visitamos as catacumbas de Kom Al Shokafa (considerado uma das 7 maravilhas da Idade Média) e a Coluna de Pompeu (o mais famoso monumento ainda em pé remanescente do Egito Antigo).

Fizemos também uma visita com vista panorâmica da cidadela de Quaitbe e continuamos para o Palácio do Rei Farouk e os Jardins de Montazah, além da famosa biblioteca de Alexandria.

Quinto Dia

Começamos nosso dia visitando o Museu de Antiguidades Egípcias, no qual estão os tesouros dourados da tumba do Rei Tutankhamon, mundialmente famoso, numa viagem de 7.000 anos na história egípcia.

Depois fomos para o fascinante Cairo Islâmico, incluindo a linda e graciosa mesquita de Mohamed Ali e a milenar Cidadela, a espetacular fortaleza encrustada na montanha no alto da cidade

Originalmente construído por Salah Ei-Din em 1176 para fortificar a cidade contra as Cruzadas, a Cidadela foi modificada e aumentada no decorrer dos séculos por regras subsequentes.

Ainda passamos pelo Bazar Khan El-Khalili, um alvoroçado mercado fundado no século XIV e que atualmente é o maior bazar no Oriente Médio.

À noite, saímos para o jantar em um cruzeiro noturno pelo Rio Nilo, em um restaurante flutuante. Desfrutamos de um serviço de primeira classe enquanto o cruzeiro deslizava pelo horizonte iluminado da cidade do Cairo,  com entretenimento fornecido por um show espetacular de dança do ventre e show folclórico.

Sexto Dia

Neste dia fomos até Aswan. Nossa equipe cuidou de todo processo quanto ao voo doméstico e, chegando lá, pegamos uma lancha para um breve passeio que nos levou ao Templo de Philae, na ilha de Agilka.

De tarde fizemos passeio de Felucca navegando no Nilo.

Na hospedagem, surpreendemos mais uma vez, pois no último andar, tinha um restaurante com uma vista linda e uma piscina que nossos singles fizeram questão de tirar várias fotos

Sétimo Dia

Esse foi um dos dias mais especiais da nossa viagem, pois participamos do fenômeno da iluminação solar do Rei Ramsés II, um evento que ocorre apenas duas vezes por ano: em 22 de fevereiro (marcando o dia de sua coroação) e 22 de outubro (marcando seu aniversário).

Nestas datas, os raios de sol caem no templo, e iluminam uma parte das paredes internas e estátuas.

O Templo de Abu Simbel, construído pelo Grande Ramsés II, o maior faraó governante do Egito, possui a fachada de templo que é uma das mais conhecidas do país.

Na realidade, ele se constitui de dois templos esculpidos nas Montanhas de Arenito em Abu Simbel. O mais conhecido é o Grande Templo de Ra-Harakhte, em sua frente destacam-se as quatro colossais estátuas de Ramsés II, cada uma com mais de 20 metros de altura.

O outro templo, menos conhecido, é o belo Templo de Hathor, dedicado à esposa favorita de Ramsés, a Rainha Nefertari.

Quando a criação do lago Nasser ameaçou a sua existência, um projeto compacto para mudar o templo de lugar foi organizado e empreendido pela UNESCO. Depois de cortar o templo em blocos, que foram erguidos um por um, o monumento foi reconstruído no  local atual, onde se encontra  majestosamente nos bancos do lago Nasser.

Para assistir de perto esse fenômeno, saímos de madrugada do nosso hotel e vimos o espetacular das luzes ao nascer do sol.

Oitavo Dia

Nosso dia foi visitar o Aswan High Dam (a Represa Alta de Aswan), um exemplo do Egito contemporâneo de se construir em uma escala monumental.

Depois fomos até as Pedreiras de Granito, as quais o Egito Antigo forneceu as rochas usadas nas construções das pirâmides e dos templos, e que ainda tem um gigantesco obelisco inacabado enterrado no local.

Na sequência, fizemos check-in no cruzeiro de luxo 5 estrelas do Nilo, que sempre escolhemos a dedo e com pensão completa. Logo após a recepção já a bordo, fizemos um passeio Felucca no Nilo.

Nono Dia

Começamos nosso dia explorando o maior e o mais bem preservado Templo Faraônico no Egito: o extraordinário Templo de Hórus em Edfu.

Retornamos para o cruzeiro e paramos depois em Kom Ombo, onde fica o Templo de Kom Ombo, dedicado ao deus-crocodilo Sobek. O monumento fica numa curva do Rio Nilo onde, nos tempos antigos, crocodilos sagrados se aqueciam ao sol nas margens do rio.

O jantar desta noite foi temático: “noite egípcia”. Foi uma festa à fantasia para todos os passageiros com a chance de se vestir com o “galabeyas” – a roupa tradicional egípcia e de saborear especialidades da culinária egípcia, seguida de música oriental e danças.

Décimo Dia

Neste dia, visitamos Luxor para explorar o Vale dos Reis, uma atração imperdível. Fomos à imensa Cidade da Morte onde grandiosas tumbas foram entalhadas nas rochas do deserto, ricamente decoradas e preenchidas com tesouros para a vida depois da morte por gerações de faraós.

Visitamos o Templo de Hatshepsut e, no caminho de volta para o Rio Nilo, passamos pelos famosos Colossos de Memnon, conhecido nos tempos da Grécia Antiga pelas vozes assombradas ao amanhecer do dia, ótima oportunidade para tirar boas fotos!

Décimo Primeiro Dia

Começamos nosso dia ainda de madrugada e fomos fazer um passeio de balão. Imagine a emoção de ver os templos e todo o esplendor do rio Nilo do alto ao nascer do sol. Foi algo mágico!

Ainda em Luxor, visitamos o surpreendente e gracioso Templo de Luxor dedicado ao Deus Amun, acompanhados de nosso guia local.

Seguimos para o Templo de Karnak, construído há mais de 1000 anos atrás pelas gerações dos faraós e o grande “Hypostyle Hall”, uma inacreditável selva de colunas gigantes, cobrindo uma área maior que toda a Catedral de Notre Dame.

Depois pegamos nosso voo para retornar para Cairo.

Décimo Segundo Dia

Visitamos o Museu Nacional da Civilização Egípcia (NMEC) e nos surpreendemos com os mais de 50.000 artefatos que relacionam os estágios do desenvolvimento da civilização desde os primeiros tempos até a era moderna.

Conectando o passado ao presente, o Museu Nacional da Civilização Egípcia mescla a vibrante herança egípcia, uma das civilizações mais antigas do mundo.

O museu abriga uma grande variedade de artefatos que vão desde objetos pré-históricos até símbolos culturais modernos, embarcando os visitantes em uma viagem enriquecedora da cultura egípcia no tempo.

Complementando a rica tela histórica de toda a área, o museu está localizado nas proximidades de vários sítios arqueológicos. Com vista para o lago natural de Ein-Sira e a Cidadela de Salah Al-Din à distância, o museu está estrategicamente posicionado no coração de Fustat, a primeira capital islâmica do Egito. O NMEC é único no Egito e o primeiro museu dedicado à civilização no mundo árabe.

Depois ainda visitamos a Igreja Suspensa, que data do século III DC e foi dedicada à Virgem Maria. É chamada de “Suspensa” por causa de sua localização acima do portão da antiga fortaleza romana “Babilônia”. Ela contém 110 ícones sagrados que representam belas cenas religiosas.

Em seguida, visitamos a Igreja de São Sérgio e Baco, que se acredita ter sido construída no local (a Cripta), onde a sagrada família descansou no final de sua jornada para o Egito.

Terminamos a turnê com uma visita à Sinagoga Judaica de Ben Ezra, que ganhou sua importância a partir de seu Geniza (depósito) que foi encontrado durante o século XIX contendo um tesouro de manuscritos hebraicos seculares e sagrados abandonados.

Décimo Terceiro Dia

Para fechar nossa viagem com chave de ouro, fomos visitar o Mar Vermelho com as suas maravilhosas águas transparentes. O difícil foi escolher qual foto do local foi a mais bonita.

Ficou com vontade de conhecer o Egito? A boa notícia é que vamos retornar em fevereiro que é quando ocorre o fenômeno em Abu Simbel.

Nossa viagem será de 16 de fevereiro a 01 de março. Aproveite que estamos com as ÚLTIMAS 2 VAGAS e venha com a gente.

Para conhecer o roteiro, clique aqui.

Venha viajar com a gente!

Single Trips Agência de Turismo Ltda. | CNPJ: 20.079.405/0001-74

© 2024 Single Trips - Todos os direitos reservados.