Blog da Single Trips

Jalapão: o que você não pode deixar de visitar

25/05/2022
Autor:
Jalapão: o que você não pode deixar de visitar

O Jalapão é considerado o paraíso do ecoturismo, com paisagens diferentes em um mesmo lugar. Por isso, não é difícil se apaixonar por esse paraíso.

Confira só como foi nossa viagem por lá!

PRIMEIRO DIA

Nosso roteiro começou indo em direção à Taquaruçu e conhecemos as cachoeiras do Elvilson, Escorrega Macaco, da Roncadeira e Tirolesa Vôo do Pontal.

SEGUNDO DIA

Partimos em direção a Ponte Alta, conhecemos o Morro da Pedra Furada, um bloco monumental rochoso esculpido pela ação do vento e da chuva.

Percorremos estradas de terra passando pela cidade de Pindorama e almoçamos na D. Almerinda com comida típica jalapoeira. Ela está na região há mais de meio século, recebendo a todos com muito carinho.

Após esse momento, fomos conhecer a Lagoa do Japonês com água cristalina e coloração azulada, mergulho e muita diversão.

TERCEIRO DIA

Partindo da pousada, conhecemos o Cânion Sussuapara, um pequeno santuário em que paredões de pedras com 12m de altura formam uma cortina com vegetação. As águas brotam durante todo o ano. Lá dentro tem-se a impressão que está sempre chovendo.

Depois percorremos quase 100km em estrada de terra, apreciando as diversas paisagens do cerrado, chegando na Comunidade Quilombola do Rio Novo, onde almoçamos no restaurante da Cleuza, comida típica deliciosa, e vivenciamos como é feito paçoca de carne seca.

Após um descanso na Prainha do Rio Doce com extensão de 120km de rio de água potável que, inclusive, não passa por nenhuma cidade, cruzamos o Portal do Parque Estadual do Jalapão. Uma vez lá, conhecemos as Dunas do Jalapão, um lugar surreal onde contemplamos o pôr do sol maravilhoso.

QUARTO DIA

Na cidade de Mateiros, começamos o dia bem cedo fazendo uma trilha para subir o Morro Jacurutu para contemplar o lindo nascer do sol.

Após o café da manhã na pousada, partimos para conhecer os famosos fervedouros. Em todo lençol freático não encontra vazão sob a camada de rocha que é impermeável. Ele nasce com essa pressão que impede que as pessoas afundem.

Fomos aos fervedouros do Ceiça e Buritizinho e conhecemos a Comunidade Quilombola Mumbuca com tradições fortes e berço do artesanato do capim dourado. Também saboreamos uma deliciosa refeição típica com apresentação musical da “viola de Buriti”. Após esse momento, partimos para mais fervedouros, o do Rio do Sono e Buriti.

QUINTO DIA

Partimos de Mateiros em direção a São Félix. Conhecemos a Cachoeira do Formiga, uma das mais belas da região com águas cristalinas e boa temperatura. Logo em seguida relaxamos no fervedouro Macaúbas com águas calmas e almoçamos na Comunidade Quilombola do Prata, conhecendo um pouco da cultura local com degustação de café com rapadura produzida na comunidade.

Depois conhecemos o fervedouro Bela Vista para um banho refrescante. Surpreendemos nossos singles incluindo mais um passeio no fervedouro Taiobas e encerramos a noite em um banho noturno no fervedouro Alecrim.

SEXTO DIA

Após café da manhã na pousada em São Félix, nossos singles curtiram uma aventura fazendo rafting no Rio Sono. Depois visitamos a cachoeira das Araras, com águas rasas e cristalinas.

Almoçamos em um restaurante típico regional, passamos pela Serra da Catedral para contemplar a beleza da região e fazer lindas fotos. Depois, deixamos o Jalapão com sentimento de saudade.

Foram 6 dias fantásticos de imersão no Jalapão, que sem dúvida nenhuma, é um lugar único e espetacular pela diversidade de paisagens onde encontramos trilhas que nos levam a cachoeiras de águas cristalinas e temperaturas excelentes, fervedouros que não nos deixam afundar, dunas alaranjadas, serras e morros com vistas espetaculares do cerrado, e estradas de terra em linha reta do nascer ao pôr do sol.

Nos surpreendemos a cada momento: nas comunidades quilombolas que nos recebem de braços abertos preparando com amor refeições deliciosas, na simplicidade da sua rica cultura, nos ensinam a cuidar e valorizar a natureza que tudo oferece. Com certeza não tem como não se apaixonar pelo Jalapão!

Depois de conhecer como foi o nosso roteiro e devido a grandes pedidos, iremos retornar a este paraíso e você pode estar junto.

Nossa viagem será de 24 a 30 de setembro e será em regime de pensão completa com café da manhã, almoço e jantar, ou seja, irá viajar sem ter que se preocupar com custos adicionais quanto à alimentação.

Aproveite que ainda temos vagas e reserve logo a sua para não ficar de fora. Para saber mais do roteiro, clique aqui.

Lembre-se: quanto mais cedo você reservar a sua vaga, mais tempo terá para se organizar.

A vida é AGORA! Por isso, decida agora a decisão que irá mudar o seu futuro.

Single Trips Agência de Turismo Ltda. | CNPJ: 20.079.405/0001-74

© 2024 Single Trips - Todos os direitos reservados.