Blog da Single Trips

Suíça: o que fazer, onde visitar e curiosidades

25/07/2019
Autor:
Suíça: o que fazer, onde visitar e curiosidades

Com certeza a Suíça deve ser conhecida por você, nem que seja só de ouvir falar. Muito da sua cultura está espalhada por todo o mundo.

Quem nunca ouviu falar da fama dos chocolates suíços, dos queijos e vinhos? Ou, ainda, da sua qualidade de vida, linda paisagem natural e fama dos relógios?

Suíça é um país que serve de exemplo para muitos e, por isso, é natural que turistas queiram visitá-la. Mas são tantas atrações, que ao invés do momento de criar o roteiro ser agradável, pode aborrecer.

Por isso, como estamos há mais de 4 anos no ramo de viagens, somos experientes com roteiros. Sendo assim, nossos especialistas fizeram uma seleção das atrações que merecem sua atenção.

 

1. Lucerna

Esta é uma cidade que merece a sua visita. De atrações, podemos citar Chapel Bridge, a Igreja dos Jesuítas e o monumento do leão. Você ainda pode ir a Alpnachstad e fazer uma caminhada até o topo do Monte Pilatus (7000 pés). É um belo local para se apreciar a vista e, de quebra, descer pelo teleférico.

Nesta cidade, você ainda pode pegar o Expresso Panorama Gotthard, o famoso passeio de navio a vapor. É uma oportunidade de apreciar regiões que marcaram a história do país, como a Rütli Meadow, o berço da fundação da Suíça (1291), assim como a Schiller Stone e a Capela de Tell (Santuário).

 

2. Zermatt

 

É uma excelente cidade para desembarcar do famoso Expresso Glacier. Uma das rotas mais famosas de todo o mundo, com cabine panorâmica do trem para aproveitar todo visual do passeio.

Uma das rotas é passar pelo desfiladeiro de Oberalp (2033 metros / 6670 pés), pela impressionante garganta do rio Reno e pelo profundo Vale Rhone.

Dizem que não há nada mais europeu do que viajar de trem. Mas te convido a pensar: você consegue se imaginar viajando de trem, bebendo chocolate enquanto admira os Alpes Suíços? Se sim, essa rota é pra você. Não tenha medo! A paisagem compensa.

3. Zurique

Quando for até a Suíça, visite a Cidade Antiga de Zurique com suas atrações e a famosa Bahnhofstrasse. Uma vez lá, sugerimos olhar as vitrines de Chagall,  passear no bonde elétrico Dolderbahn, na via férrea de engrenagem dentada, até o ponto mais alto com uma espetacular vista panorâmica de Zurique.

Você poderá contemplar uma vista magnífica sobre os Alpes cobertos de neve no horizonte, visita ao longo das margens do rio e do lago, áreas para banho mesmo no centro da cidade até uma espetacular caminhada por trilhas até a montanha Uetliberg.

Curiosidades

Além de te contar sobre roteiros, também separamos algumas curiosidades sobre a Suíça para te inspirar ainda mais a conhecer este local.

1. Idioma

A Suíça tem 4 idiomas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche. Mas caso não saiba nenhum deles, ainda sim é possível encontrar pessoas que falam inglês nas cidades turísticas.

2. Qualidade da água

A água da Suíça é potável, inclusive, a da torneira. Entretanto, existe uma grande quantidade de calcário, o que gera frizz e ressecamento no cabelo. Por isso, a dica é não esquecer de colocar na mala leave in e óleos para as madeixas.

3. Domingo

Os suíços levam a sério a frase “domingo é para descansar”. Só para ter uma ideia, existe uma lei que proíbe lavar os carros neste dia. Tudo para garantir o silêncio. Com isso, dificilmente encontrará algo aberto neste dia.

4. Moeda

Se você achava que na Suíça a moeda seria o euro por estar na Europa, está enganada. Por lá a moeda é o Franco Suíço. A explicação é simples: o país não faz parte da União Europeia.

5. Abrigos nucleares

O governo criou abrigos nucleares para toda a população que são capazes de manter a segurança por até um ano. Ou seja, caso ocorra a 3ª Guerra Mundial e ela seja nuclear igual muitos pensam, eles estão protegidos.

6. Capital

Ao contrário do que muitos pensam, a capital da Suíça é Berna e por lá são fabricadas cerca 7 bilhões de barras de chocolate Toblerone por ano.

Além disso, Albert Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade enquanto morava na capital suíça. Atualmente, a casa em que o físico morou foi transformada em um museu e é aberta para visitações.

7. Relógios

A fama dos relógios suíços é grande e é justa por sua qualidade. Lá estão localizadas algumas das lojas e fábricas das marcas mais luxuosas de relógio de todo o mundo.

8. Alpes suíços

Eles ocupam mais de 60% de todo o território do país.

9. Animal

Existe todo um cuidado para se ter um animal de estimação na Suíça. Por exemplo, é necessário fazer um curso sobre cuidados de criação. Além disso, exige que o dono tenha uma licença e pague um seguro para possíveis acidentes causados pelo cachorro. E tem mais: algumas raças são proibidas em todo país, outras, variam de acordo com a cidade.

Outra curiosidade sobre animal é que para ter porquinhos da índia, é proibido adotar apenas um. Só é permitido ter o animal em pares. De acordo com a legislação, ter outro animal para ser companheiro é muito importante para a saúde do porquinho.

10. Patinete

É comum ver pessoas utilizando patinete como meio de transporte, inclusive adultos. Não se espante.

11. Invenções

Papel alumínio, papel celofane, velcro, o café instantâneo e o creme Bepantol tudo foram criados por suíços.

12. Nome

Assim como a maioria dos sites brasileiros terminam com o “br”, na Suíça as duas letras são “ch”. Isso porque o nome oficial do país é Confederação Helvética.

 

13. Refrigerante de leite

A bebida mais tradicional da Suíça é a Rivella, um refrigerante cuja base de produção é o soro do leite, porém o sabor não se assemelha a nada ao leite.

14. Comida

Se você achava que limonada suíça, doces e outras receitas que levam o sobrenome suíço, fossem originais de lá, está enganada. De novo. Elas só existem por aqui.

É igual a história da comida japonesa. Difícil encontrar um japonês que fale que a comida japonesa vendida no Brasil seja igual a do país original.

Mas o chocolate ao leite foi criado lá por dois suíços. Além disso, na Suíça, existem cerca de 400 variedades de queijo, sendo o Gruyère o mais famoso. O vinho suíço também tem uma produção relevante: cerca de 200 milhões de litros são produzidos anualmente. Todavia, menos de 3% desta quantidade é destinada à exportação. Na região francesa do país, os vinhedos de Lavaux são considerados patrimônios da humanidade pela Unesco.

15. Qualidade de vida

A Suíça tem o título de melhor país para se nascer e possui uma ótima qualidade de vida para os moradores. É considerado um dos mais seguros de todo o mundo.

16. Praia

Como a Suíça está localizada no centro da Europa, ela não tem praia, mas os moradores transformam os diversos lagos do país (ao todo a quantidade de lagos é 1.300) em praias durante o verão.

17. Nem tudo são flores

Em contrapartida a todos esses benefícios, a Suíça não dispõe de saúde pública, tem alta taxa de suicídio e alto custa de vida.

Viajando com quem sabe

 

Se você deseja viajar com segurança, se desligar das preocupações e aproveitar ao máximo, vá com a Single!

Como já dissemos, somos experientes em roteiros de viagens e esta será a nossa quarta vez que vamos com o grupo neste destino inesquecível!

Viagem de trem é que não faltará (e de primeira classe ainda)! Conheceremos todas as cidades que dizemos, faremos todos os passeios e muito mais!

Só para ter uma ideia, num dos dias iremos até St. Moritz, na Itália, e retornaremos (de trem) para a Suíça! O que nos cabe dizer que a paisagem é de tirar o fôlego.

Fazemos questão de separar dias livres para descansar ou comprar. Também reservamos atrações com experiências e damos todo o suporte necessário. Por isso, se nunca fez uma viagem internacional, se sinta à vontade para realizar a sua primeira com a gente. Para nós será uma honra!

Se te inspiramos, clique aqui para conferir o roteiro na íntegra e vem viajar com a Single Trips.

Caso tenha dúvidas, nos diga nos comentários ou nos chame no WhatsApp.

Até o próximo artigo!

Single Trips Agência de Turismo Ltda. | CNPJ: 20.079.405/0001-74

© 2024 Single Trips - Todos os direitos reservados.