Maceió e Maragogi: o caribe brasileiro

O Caribe Brasileiro existe e fica localizado Alagoas. Com uma cor de tom azulado, a região vem se destacando como um dos destinos praianos mais belos do país e bate de frente com a tão famosa Maldivas.
Mas além do litoral paradisíaco, Maceió e região tem uma bagagem cultural que precisa ser conhecida. Por isso, neste artigo separamos dicas de atrações turísticas que incluem as praias, mas que vão além.

1- Litoral sul
Se para você férias combina com praia, já comece sua viagem conhecendo o litoral sul. Faça um tour passando pelas praias de Lagoa da Anta, Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara.
2- Bairro de Jaraguá
É neste lugar onde se encontra a sede da belíssima Associação Comercial, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas, além de antigos Trapiches de açúcar onde atualmente funcionam bancos, faculdade, escritórios etc.
3- Praça Visconde de Sinimbú
Inclua no seu roteiro também uma visita pelos conjuntos arquitetônicos das Praças Floriano Peixoto, onde estão o Museu do Palácio Floriano Peixoto, a Casa Pierre Chalita e a Igreja Bom Jesus dos Martírios; da Praça Deodoro da Fonseca estão o Teatro de mesmo nome, o Tribunal de Justiça de Alagoas e a Academia Alagoana de Letras.
Passe também pela Praça Montepio dos Artistas e pela Praça Dom Pedro II, conjunto formado pelo sobrado do Barão de Jaraguá – atual biblioteca pública e arquivo público – a Catedral Metropolitana, a Delegacia do Ministério da Fazenda e Assembleia Legislativa – antigo Engenho Massayó que deu origem ao nome Maceió.
4- Mirante São Gonçalo
De lá se tem uma bela vista parcial da região norte de Maceió e área portuária.Devido ao visual, separe alguns minutos para tirar algumas fotos do local.

5- Praia do francês
Este é outro lugar imperdível! Do lado direito tem mar aberto, ideal para esportes radicais como surf ou o windsurfe. Já a esquerda é protegida por arrecifes, águas calmas, mornas e transparentes.
6- Núcleo Artesanal do Pontal da Barra
Conhecido como o bairro da rendeiras, o Núcleo Artesanal do Pontal da Barra é um importante núcleo produtor de peças artesanais do nordeste, principalmente trabalhos em filé (bordado típico).
7- Maragogi
Uma vez em Maceió, aproveite e estende até Maragogi, uma cidade paradisíaca e famosa pelo tom do mar.
Inserido na APA “Costa dos Corais”, a cidade é perfeita para um delicioso e relaxante banho de mar. Lá se encontram as maiores e paradisíacas piscinas naturais formadas por arrecifes de corais do Brasil. Uma vez lá também faça um passeio até as piscinas naturais.
Curiosidades

Além das atrações turísticas, também separamos algumas curiosidades a respeito da cidade.
1- O ditado “sem eira nem beira” não nasceu em Maceió
Na época colonial, eira, beira e tribeira eram partes do telhado das casas de quem tinha poder aquisitivo. Elas eram colocadas nas edificações, principalmente, como forma de mostrar a riqueza de quem morava lá.
Em muitos lugares, se diz que a expressão nasceu em Maceió. Entretanto, essa afirmação está equivocada. A verdade é que a expressão surgiu ainda em Portugal, antes da invasão dos portugueses, mas tinha o mesmo cunho separatista.
As casas dos menos afortunados só possuíam uma das partes mencionadas, a tribeira. Por isso, os ricos costumavam dizer que “fulano não tem eira e beira”. Os de classe média colocavam eira ou beira.
2- Réplica oficial da Estátua da Liberdade
Uma outra curiosidade de Maceió é a respeito de uma estátua. A capital alagoana estaria entre as poucas cidades que possuem uma réplica original da Estátua da Liberdade americana. De acordo com algumas fontes, só existiriam apenas três estátuas no mundo. A principal em Nova York, outra de tamanho mediano em Paris e a menor em Maceió.
3- Clarice Lispector viveu em Maceió
Um dos nomes mais célebres da literatura brasileira, Clarice ambientou o início da vida de uma de suas principais personagens, Macabéa do romance “A Hora da Estrela”, no sertão alagoano. Prova de que o estado e a capital permaneceram afetivamente em seu imaginário.
4- Um coqueiro de Maceió virou patrimônio da cidade
Um famoso coqueiro de forma inusitada ficou famoso na capital alagoana: o Gogó da Ema, como era chamado. Por conta de seu formato curvado, o coqueiro que ficava na orla da Ponta Verde foi objeto de pinturas, músicas e fotos da época.
Entretanto, infelizmente ele acabou caindo em 1955. Só que seu valor histórico continua preservado em formato de memorial, que possui seu nome e está instalado no local onde ele nasceu.
5- Maceió é berço dos dois primeiros presidentes do país
Apelidada de Terra dos Marechais, Maceió é conhecida por ser berço dos dois primeiros presidentes do país. Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente da república e Floriano Peixoto, também militar, foi o primeiro vice-presidente. Com a saída de Deodoro, ele assumiu o mais alto cargo do poder executivo.
Gastronomia

A equipe da Single Trips conversou com dois maceioense e eles nos indicaram duas especialidades locais.
1- Camarão crocante
Esse camarão vem empanado e acompanhado com molho. Para finalizar, ainda vem com raspas de limão siciliano.
2- Chiclete de camarão
É um prato bem típico da região que leva camarão, queijo, ervas e azeite de dendê. O nome é que o prato parece ser um chiclete devido ao fato do queijo se derreter e ficar igual uma goma de mascar.
Indo para Maceió
Depois de saber as atrações, curiosidades e dicas de gastronomia, chega o momento de preparar a sua viagem de férias no caribe brasileiro!
Para a sua sorte, elaboramos um roteiro bem personalizado e exclusivo para Maceió e Maragogi. Nossa viagem será de 01 a 05 de abril de 2020.
Para conhecer o roteiro, clique aqui.
Para tirar dúvidas sobre o destino ou roteiro, nos chame no WhatsApp (11) 95020 – 0770.
Vem viajar com a Single!