Viagem de Aventura – O que levar?

Uma das partes mais gostosas da viagem são os preparativos. Mas é nessa hora que surgem aquelas dúvidas: o que tenho que levar? O que não posso esquecer? O que é exagero? Do que vou sentir falta se não levar? E se fizer frio? E se fizer calor?
Quando o assunto é viagem de aventura, o problema de levar coisas demais é que a mochila fica super pesada, difícil de carregar e nada prática.
Pesquise sobre o clima do lugar que você vai!
Antes de tudo, pesquise pra ver como vai estar o clima nos lugares pra onde vai. Isso faz toda a diferença pra ver como vão ser as roupas que você vai levar. Tem algumas peças que são bem curingas, e que sempre é bom ter com você, independente da temperatura, tais como camisetas ou blusas de manga curta, calça jeans, casaco ou jaqueta, tênis e chinelo.
Outra coisa: se você for para um lugar muito frio, por exemplo, não precisa levar milhões de casacos e blusas de lã – um bom casacão de frio resolve, já que dentro da maioria dos lugares tem aquecimento.
Como calculo quantas peças de roupa vou precisar?
Leve roupa pra no máximo sete dias, mesmo que você viaje por um mês. Durante a viagem é só mandar lavar as roupas na lavanderia. É bem prático, e você não vai morrer por repetir o figurino algumas vezes durante a trip, não é?
Meninas, o que não levar?
– Maquiagem: claro que a gente leva o make quando viaja, mas é bom não levar coisas demais, ainda mais quando a viagem é de aventura. Afinal entre uma escalada e outra, uma trilha e outra, você não precisa ficar retocando o batom. Tente ser básica, e levar só coisas pequenas e práticas, como lápis de olho, batom e rímel.
– Secador de cabelo: se você for pra um lugar muito frio, pode ser necessário o secador. Mas se puder evitar a tentação, não leve – no dia a dia você acaba nem usando, e é uma coisa a mais pra ocupar espaço na mala. Leve presilhas e elásticos para prender o cabelo. Esses itens serão mais úteis do que a prancha de alisamento, quando você for passar horas caminhando em meio a selva.
– Nécessaire: uma dica bem bacana: não leve os produtos em seus potes normais, compre potinhos pequenos, de 60 a 100 ml, e coloque ali teu shampoo, condicionador, hidratante, creme de cabelo… Isso faz uma diferença enorme no tamanho da tua nécessaire!
– Com que roupa…: é difícil, mas tente não ficar escolhendo aquela blusa que combina com aquela calça… O ideal é escolher roupas curingas, mais básicas, que combinam com tudo, e que são confortáveis.
– Salto alto: se pra você o salto alto é indispensável, não esqueça que em uma viagem você caminha muito, praticamente o dia todo, e um salto certamente não é a opção mais confortável pra isso. Se não aguentar ficar sem ele, leve no máximo um par pra usar à noite, caso o pacote escolhido tenha festas ou restaurantes inclusos.
O que não pode faltar na sua mochila em uma aventura!
Tem coisas específicas pra cada tipo de viagem – e como esse post é sobre viagem de aventura, segue uma listinha básica para você estar preparado para trilhas, caminhadas e esportes radicais, como Machu Picchu, olha aí umas dicas do que levar:
– Impermeável, anorak ou capa de chuva
– Tênis de trilha (ou bota, até melhor, pra ajudar a não virar o pé nas trilhas)
– Casaco tipo fleece (esquentam bastante e não ocupam muito espaço)
– Calça de trilha (de preferência aquelas que viram bermuda)
– Meia Dry Max (boas pra não fazer bolhas nos pés quando sua)
– Toalha pequena (aquelas de acampamento, bem pequenas e práticas)
– Lanterna e canivete
– Barraca, saco de dormir e isolante (para quando for acampar. Também dá pra levar uma cordinha de varal, pra secar as coisas)
– Barrinhas de cereal e halls (pra usar na hora da fome, e pastilhas pra enganar a garganta durante as caminhadas, quando a água estiver acabando)
– Lencinho umedecido (pra dar um trato naquelas horas em que não rola um banho)
– Relaxante muscular e band-aid (podem ser uma mão na roda)
– Clorín (pastilhas pra purificar a água, é bom se você for pra algum lugar onde não tiver como comprar água)
– Bandeira do Brasil (dependendo de onde você for, é bem divertido tirar fotos com a bandeira! Em Machu Picchu, por exemplo, uma bandeira faz sucesso!
– Capa de Chuva (pode ser muito útil durante um trekking!)
E quando achar que está tudo pronto… Abra a mochila e corte mais um monte de coisas! Provavelmente você está levando mais do que vai usar… Coloque uma coisa na cabeça: você não precisa de tudo isso!
Lembrando que a Single Trips embarcou essa semana para uma aventura, na Floresta Amazônica, com todas as vagas ocupadas. Mas não fique triste, já temos um novo roteiro para a maior floresta tropical do mundo em outubro. É a sua chance, hein! 😉